Leo Augusto Blogs Reunidos. Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Artigo: Posicionamento ótimo para os MINI-IMPLANTES

Título:
O posicionamento ótimo para inserção de mini-implantes ortodônticos.

Autores:
Luiza Paiva Bittencourt;
Melissa Vasconcellos Raymundo;
José Nelson Mucha.

Publicação:
Rev Odonto Cienc 2011;26(2):133-138

Resumo
Objetivo: Mini-implantes apresentam vantagens sobre outros dispositivos utilizados como recurso de ancoragem, mas a determinação de áreas adequadas, por meio de tomografia computadorizada (TC) em todos os casos pode ser dispendiosa.
Este estudo teve como objetivo avaliar o espaço interradicular adequadas para a inserção dos mini-implantes na maxila e mandíbula.
Metodologia: Usando TC de 12 pacientes adultos, foram obtidas média e desvio padrão para a distância interradicular nas alturas de 2, 5, 8 e 11 mm a partir da crista do osso alveolar. As médias foram comparadas com dados da literatura e médias foram novamente obtidas.
Resultados: Levando em conta a altura de 3 mm, a distância interradicular mais favorável na mandíbula foi encontrada entre os primeiros e segundos molares, entre primeiro e segundo pré-molares e, finalmente, entre caninos e primeiros pré-molares, respectivamente. Na maxila, os espaços interradiculares mais favoráveis foram encontrados entre caninos e primeiros pré-molares, entre pré-molares e entre segundos pré-molares e primeiro molar, respectivamente.
Conclusão: O local mais seguro para a inserção de mini-implantes interradiculares na mandíbula foi encontrada entre os primeiros e segundos molares, enquanto que na maxila, entre os caninos e primeiros pré-molares.

Palavras-chave:
Tomografia; mini-inplante

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Mini-implante - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo