Leo Augusto Blogs Reunidos. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Classificação do Periodonto: Importante para o sucesso dos Mini-implantes

Classificação de MAYNARD:

Nesta classificação, são descritos quatro tipos de periodonto. Considerando como parâmetro classificatório a espessura vestíbulo-lingual do osso alveolar e a espessura da gengiva inserida.

Tipo I – Caracteriza-se por ter a espessura vestíbulo-lingual do osso alveolar, assim como as dimensões da gengiva inserida, normal.
Gengiva inserida: 3 a 5mm. Apresenta-se espessa e firme, à palpação. Uma faixa de tecido queratinizado suficiente separa a gengiva livre do osso alveolar.





Tipo II – O periodonto do tipo II caracteriza-se por ter a espessura vestíbulo-lingual do osso alveolar normal, porém, as dimensões do tecido queratizado são reduzidas. Clinicamente, a gengiva inserida mede menos de 2 mm. Na palpação, o osso subjacente parece ter uma espessura razoável.



Tipo III – O periodonto do Tipo III caracteriza-se pela fina espessura vestíbulo-lingual do osso alveolar, ao passo que o tecido queratinizado tem uma dimensão normal. Clinicamente, a altura do tecido queratinizado apresenta uma variação de 3 a 5mm, porém, o osso é delgado e as raízes dentárias podem ser palpadas.



Tipo IV – No periodonto do tipo IV, tanto o tecido queratinizado, quanto o osso alveolar apresentam espessuras reduzidas. Nessa situação tecidual, existe uma forte tendência à recessão gengival na ausência do controle de placa bacteriana por parte do paciente, assim como na presença de traumatismo dental.



Fonte:
Mini-implantes – Luciano Ladeia Jr. – Luiz Eduardo Ladeia – Napoleão Editora

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Blog do Mini-implante - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo